sábado, abril 26, 2008





E hei-nos chegado ao dia da liberdade nacional, 25 de Abril de 2008. Mais uma corrida em Semide a comemora a data. Chegados ao local levamo-nos logo a bela da pi$@da do presidente da junta local: “Pró ano venham mais cedo.” Até seria justo, mas certamente não estavam à nossa espera para começar a prova!
Falando do que é relevante: a prova. Os jogadores convocados pelo team Sobral Power era: António Tó Bonifácio Amado e o seu descendente Pedrito, Telmo Ramos, Ricardo Champion Cioga, Ricardo Basílio, Carina Brilhas, Ren e Stimpy e ainda Tiago Bola. Já dava para jogar uma futebolada com 2 suplentes. Afinadas as máquinas, havia várias estreias. A mota do Bacias ascendia um posto e era conduzida sabiamente pelas mãos cautelosas do pai Amado, o Telmo conduzia o carro do Cioga para o Campeonato de Tondela, e o Renato estreava-se no carro do Bola para Tondela. Sorteada a grelha de partida, na 1ª manga apresentava-se apenas o Telmo. A tarefa não era fácil: passar nos 5 primeiros num carro que nunca tinha conduzido. Ficou perto, 9º classificado mas perto dos 1ºs. Na segunda manga sorteada por nós o Cioga coloca-se na pole-position juntamente com o Pedrito. 2ª Fila: Renato e Bola, na 3ª: Carina e Zé Basílio Roxo e mais atrás o Tó. Dada a partida, logo confusão nas hostes Sobralenses. O Roxo e o Tiago enfaixam-se e começam para ali a peixeirar. Na frente o Cioga orienta a liderança com o Pedrito por perto e o Renato não muito longe. Mas foi sol de pouca dura. Eis que se chegam à frente o povo de Lamas e nós no controlo mais atrás. Para quem assistiu por dentro foi bonito de ver a luta entre os primos leiteiros mais novos, o Roxo e o Bola lutaram e divertiram-se imenso por ali a baixo, logo atrás o 3º leiteiro: Renato, assistia do melhor lugar possível a esta luta, divertindo-se no novo carro do Bola. Um poço de segurança e pelos visto de rapidez! Nesta luta aparece também o Pedrito, quase sempre na frente destes 2 e ainda um empreiteiro que se lembrou de acimentar o carro para prova, resultado? O carro andava bem em recta, veloz como um bala, como as balas não sabem fazer trajectórias, lá se via ele seguir em frente em quase todas as curvas. Tento ficado mm enfaixado contra uma esquina de uma casa na última curva. Algumas feridas, mas pensamos que apenas isso. Voltando à prova, já no lavar dos cestos, o Basílio mete mais uma dose de insulina no carro e lá vai ele. Ultrapassa o Pedrito e rouba-lhe o 5º lugar, ou seja, o último lugar de acesso à final. E foi assim a eliminatória: Cioga 3º, Basílio 5º, Pedrito 6ª, Bola 7º, Renato 8º, Tó em 11º e Brilhas em 13º! E vamos à final com 2 homens!
Na final foi a sucessão “natural” das coisas. Sem pernas para correr mais, o Cioga fica em 3º, o Basílio em 4º! A desforra fica para a parte da tarde!

E a vaca perdeu um bife! Numa cada vez mais clara demonstração de vontade e à-vontade, a nossa Carina arrancou um bife à sua vaca no seu, creio eu, primeiro “grande” acidente. Tudo se passou em Maiorca -Figueira da Foz no passado dia 20 de Abril.
Com 3 representantes em prova do Sobral Power, Tiago Bola, Renato Stimpy e ainda Carina Brilhas, a corrida de Maiorca era uma estreia para todas. Com zona rápidas e uma ou outra curva mais manhosa, a prova prometia algum interesse. Duas classes: rolamentos com mais de 100mm de diâmetro e com menos. Na primeira correu o Tiago, nada a registar nas descidas, mas visto haverem grandes tubarões nesta classe, o melhor que se podia pedir, foi aquilo que aconteceu: 5º lugar à classe! Nada mau para um carro de madeira a lutar contra carros ferrosos. Na segunda categoria corria a Carina e o Renato. O Renato entrava na prova de forma descontraída e com esse intuito aborda a última curva, prometendo espectáculo ao público com um slide. Infelizmente o slide é mal calculado e lá acabe ele com a cabeça dentro da valeta e o carro em cima dela! Para não variar, que já começa a ser tradição, agarra no carro e está a correr até à meta! Na segunda descida ainda deu um ar da sua graça e com a faca nos dentes faz o 3º tempo mas nada que pudesse compensar o desaire da primeira descida (a classificação era feita pelo somatório de todas as descidas). Mas a campiona do dia foi a Brilhas! Um excelente acidente na primeira descida fez dela a preferida do público! Resultado, um bife arrancado à vaca! Um badalo perdido e uma prova mesmo boa no que toca a tempo. Mas que ela está a ganhar jeito à coisa, isso está!

quarta-feira, abril 16, 2008

Sorte ou saber? Eis a questão que se coloca no final de mais uma prova do 1º G.P. de Carrinhos de Rolamentos de Tondela!
Mais uma vez a Sobral Power fez-se deslocar até ao município de Tondela, para a 3ª prova do campeonato local. Depois de uma vitória na prova anterior, as espetativas eram moderadas e a preparação para a prova diminuta. Ricardo Cioga apresentava um carro novo, mas ainda a precisar de afinação,o Pedrito fazia-se representar na mota do Bacias, vencedora da última prova, o Bola reciclou um velho carro perdido lá por casa, a Carina conduzia a sua fiel vaca e o Renato levava o seu normal bólide já com o rolamento traseiro esquerdo soldado e um novo travão, depois de gastar o que havia em Castelões. 5 Sobralenses à conquista de Tondela, ou então não!
Chegados ao local e depois do merecido almoço, uma desilusão: a prova tinha mesmo 300 metros! Grelha de partida; recta curta, curva à direita sem dificuldade, mais uma recta com 100 metros e chegamos à zona “espectáculo” com uma curva à direita e contracurva à esquerda, tudo isto feito com pneus e onde cabiam 2 carros, mas 2 carros estreitos. Depois disto, uma curva a 90 graus com fraca inclinação e recta da meta. 300 metros que deixaram logo nos treinos a impressão de que saber a pouco. Os carros nem aqueciam! Bem, pelo menos ninguém desistiu nos treinos com quedas e acidentes! De ressaltar os muitos participantes : 66 inscritos.
E lá vamos nós, treinos feitos, todos inteiros, com mais toque menos toque. Agora é que vai! 1º Descida, faca quase nos dentes, mas ainda sem cortar! 2 a 2 lá fomos descendo. Nada a reter! Todos passamos menos a Carina que vai à repescagem e o Bola que anda sem andamento no carro novo, aquilo parece que andava para trás! Quanto à Carina, bem, ainda anda a apanhar alguns bonés. Deixar passar os pilotos à tua frente não te faz passar à próxima eliminatória Carina! Repescagem para o Bola e a Carina e o Bola cumpriu! Está na 2ª fase! A Carina fica, pelo menos temos fotógrafa! Nesta repescagem já se viram uns acidentes, sem gravidade, mas sempre com a espetacularidade que o público adora! Como dizia o speaker entre um fabuloso patrocínio e outro : “Atenção Senhores espectadores, cuidado que agora é a doer!”
2ª fase, e bem que doeu! Que o diga o João Mourão que foi com uma perna ao peito para casa! Aqui fica a única ressalva à organização: punho mais firme! Na aproximação ao S o João é abalroado por trás por outro concorrente e vesse projectado contra a parede de pneus. Resultado: uma ida à ambulância e uma forte contusão no tornozelo esquerdo! No nosso entender que vimos e filmámos o acidente, o acontecido não foi uma falha de travão, mas sim propositado. Por isto achamos que a desclassificação do concorrente prevaricador era a melhor admolestação possível, assim não o achou a organização. Isto pode abrir um precedente para um argumento que alguns possam usar no futuro. Esperamos e desejamos que não!
E passa mais um para a bancada, desta vez é o Bola que vai fazer companhia à sua Carina e assiste ao resto da prova do lado de fora!
Neste momento já só estão 16 em prova, se as minhas contas batem certo, e a coisa já começa a fazer frio na barriga. Entretanto perdemos mais uma unidade! O Cioga encosta às Boxes depois de perder para o futuro vencedor. Restam 2 o Pedrito e o Renato! E Cai mais um: o Pedrito. Quem foi o carrasco? O futuro vencedor! E agora? 4 lugares para discutir e ainda o Renato presente. Mas o que é que se passa aqui? Quem antes ficava encostado a uma berma qualquer agora discute os 1ºs lugares?
Meias-Finais: o oponente do Renato era de peso, e fez valer essa mais-valia para se colocar à frente até ao S, mas sorte de uns, azar de outros, bateu. O Renato vem por trás e bate tb, mas por sorte fica melhor posicionado para o arranque, é vê-lo ir e apurar-se para a final! Quem diria! Uma tabuita, que mesmo elogiada por alguns, não deixa de ser um carro simples, a discutir a final! O oponente na final? Será o Pedro Pacheco que já tinha dizimado meia equipa da Sobral Power.
Concentração no máximo e aí vamos para a final! O arranque até foi prometedor e renhido, mas logo o Pedro ganhou algum avanço, não muito, deixando o Renato sempre na cola. Chegados ao S, repete-se a cena da manga anterior. Pedro bate, o Renato não consegue evitar e bate-lhe tb. E agora começa a estória da prova: num acto de grande velocista o Renato arranca com o Carro debaixo do braço até à meta. Sim, isso mesmo, ele passa a meta em 1º e a correr! O speaker ainda se vê tentado a indica-lo como vencedor, mas a realidade era outra, o regulamento não autoriza e como tal, o 1º lugar vai, merecidamente para o Pedro Pacheco, numa excelente demonstração do fabuloso veículo que possui. Quanto à Sobral Power, fica o sorriso de ter na sua estória um maluco que passou a meta a correr e por isso mesmo tem direito a tempo de antena e rasgados elogios pelas suas características de atleta, já que de piloto…
Resta responder à pergunta inicial, sorte ou saber? Se virmos que nesta prova a probabilidade de passar de manga era de 50%, em vez dos 66,6% normais, quero pensar que é preciso saber ter sorte! As próximas provas dirão de sua justiça!