sábado, abril 26, 2008





E hei-nos chegado ao dia da liberdade nacional, 25 de Abril de 2008. Mais uma corrida em Semide a comemora a data. Chegados ao local levamo-nos logo a bela da pi$@da do presidente da junta local: “Pró ano venham mais cedo.” Até seria justo, mas certamente não estavam à nossa espera para começar a prova!
Falando do que é relevante: a prova. Os jogadores convocados pelo team Sobral Power era: António Tó Bonifácio Amado e o seu descendente Pedrito, Telmo Ramos, Ricardo Champion Cioga, Ricardo Basílio, Carina Brilhas, Ren e Stimpy e ainda Tiago Bola. Já dava para jogar uma futebolada com 2 suplentes. Afinadas as máquinas, havia várias estreias. A mota do Bacias ascendia um posto e era conduzida sabiamente pelas mãos cautelosas do pai Amado, o Telmo conduzia o carro do Cioga para o Campeonato de Tondela, e o Renato estreava-se no carro do Bola para Tondela. Sorteada a grelha de partida, na 1ª manga apresentava-se apenas o Telmo. A tarefa não era fácil: passar nos 5 primeiros num carro que nunca tinha conduzido. Ficou perto, 9º classificado mas perto dos 1ºs. Na segunda manga sorteada por nós o Cioga coloca-se na pole-position juntamente com o Pedrito. 2ª Fila: Renato e Bola, na 3ª: Carina e Zé Basílio Roxo e mais atrás o Tó. Dada a partida, logo confusão nas hostes Sobralenses. O Roxo e o Tiago enfaixam-se e começam para ali a peixeirar. Na frente o Cioga orienta a liderança com o Pedrito por perto e o Renato não muito longe. Mas foi sol de pouca dura. Eis que se chegam à frente o povo de Lamas e nós no controlo mais atrás. Para quem assistiu por dentro foi bonito de ver a luta entre os primos leiteiros mais novos, o Roxo e o Bola lutaram e divertiram-se imenso por ali a baixo, logo atrás o 3º leiteiro: Renato, assistia do melhor lugar possível a esta luta, divertindo-se no novo carro do Bola. Um poço de segurança e pelos visto de rapidez! Nesta luta aparece também o Pedrito, quase sempre na frente destes 2 e ainda um empreiteiro que se lembrou de acimentar o carro para prova, resultado? O carro andava bem em recta, veloz como um bala, como as balas não sabem fazer trajectórias, lá se via ele seguir em frente em quase todas as curvas. Tento ficado mm enfaixado contra uma esquina de uma casa na última curva. Algumas feridas, mas pensamos que apenas isso. Voltando à prova, já no lavar dos cestos, o Basílio mete mais uma dose de insulina no carro e lá vai ele. Ultrapassa o Pedrito e rouba-lhe o 5º lugar, ou seja, o último lugar de acesso à final. E foi assim a eliminatória: Cioga 3º, Basílio 5º, Pedrito 6ª, Bola 7º, Renato 8º, Tó em 11º e Brilhas em 13º! E vamos à final com 2 homens!
Na final foi a sucessão “natural” das coisas. Sem pernas para correr mais, o Cioga fica em 3º, o Basílio em 4º! A desforra fica para a parte da tarde!

Sem comentários: