Sorte ou saber? Eis a questão que se coloca no final de mais uma prova do 1º G.P. de Carrinhos de Rolamentos de Tondela!
Mais uma vez a Sobral Power fez-se deslocar até ao município de Tondela, para a 3ª prova do campeonato local. Depois de uma vitória na prova anterior, as espetativas eram moderadas e a preparação para a prova diminuta. Ricardo Cioga apresentava um carro novo, mas ainda a precisar de afinação,o Pedrito fazia-se representar na mota do Bacias, vencedora da última prova, o Bola reciclou um velho carro perdido lá por casa, a Carina conduzia a sua fiel vaca e o Renato levava o seu normal bólide já com o rolamento traseiro esquerdo soldado e um novo travão, depois de gastar o que havia em Castelões. 5 Sobralenses à conquista de Tondela, ou então não!
Chegados ao local e depois do merecido almoço, uma desilusão: a prova tinha mesmo 300 metros! Grelha de partida; recta curta, curva à direita sem dificuldade, mais uma recta com 100 metros e chegamos à zona “espectáculo” com uma curva à direita e contracurva à esquerda, tudo isto feito com pneus e onde cabiam 2 carros, mas 2 carros estreitos. Depois disto, uma curva a 90 graus com fraca inclinação e recta da meta. 300 metros que deixaram logo nos treinos a impressão de que saber a pouco. Os carros nem aqueciam! Bem, pelo menos ninguém desistiu nos treinos com quedas e acidentes! De ressaltar os muitos participantes : 66 inscritos.
E lá vamos nós, treinos feitos, todos inteiros, com mais toque menos toque. Agora é que vai! 1º Descida, faca quase nos dentes, mas ainda sem cortar! 2 a 2 lá fomos descendo. Nada a reter! Todos passamos menos a Carina que vai à repescagem e o Bola que anda sem andamento no carro novo, aquilo parece que andava para trás! Quanto à Carina, bem, ainda anda a apanhar alguns bonés. Deixar passar os pilotos à tua frente não te faz passar à próxima eliminatória Carina! Repescagem para o Bola e a Carina e o Bola cumpriu! Está na 2ª fase! A Carina fica, pelo menos temos fotógrafa! Nesta repescagem já se viram uns acidentes, sem gravidade, mas sempre com a espetacularidade que o público adora! Como dizia o speaker entre um fabuloso patrocínio e outro : “Atenção Senhores espectadores, cuidado que agora é a doer!”
2ª fase, e bem que doeu! Que o diga o João Mourão que foi com uma perna ao peito para casa! Aqui fica a única ressalva à organização: punho mais firme! Na aproximação ao S o João é abalroado por trás por outro concorrente e vesse projectado contra a parede de pneus. Resultado: uma ida à ambulância e uma forte contusão no tornozelo esquerdo! No nosso entender que vimos e filmámos o acidente, o acontecido não foi uma falha de travão, mas sim propositado. Por isto achamos que a desclassificação do concorrente prevaricador era a melhor admolestação possível, assim não o achou a organização. Isto pode abrir um precedente para um argumento que alguns possam usar no futuro. Esperamos e desejamos que não!
E passa mais um para a bancada, desta vez é o Bola que vai fazer companhia à sua Carina e assiste ao resto da prova do lado de fora!
Neste momento já só estão 16 em prova, se as minhas contas batem certo, e a coisa já começa a fazer frio na barriga. Entretanto perdemos mais uma unidade! O Cioga encosta às Boxes depois de perder para o futuro vencedor. Restam 2 o Pedrito e o Renato! E Cai mais um: o Pedrito. Quem foi o carrasco? O futuro vencedor! E agora? 4 lugares para discutir e ainda o Renato presente. Mas o que é que se passa aqui? Quem antes ficava encostado a uma berma qualquer agora discute os 1ºs lugares?
Meias-Finais: o oponente do Renato era de peso, e fez valer essa mais-valia para se colocar à frente até ao S, mas sorte de uns, azar de outros, bateu. O Renato vem por trás e bate tb, mas por sorte fica melhor posicionado para o arranque, é vê-lo ir e apurar-se para a final! Quem diria! Uma tabuita, que mesmo elogiada por alguns, não deixa de ser um carro simples, a discutir a final! O oponente na final? Será o Pedro Pacheco que já tinha dizimado meia equipa da Sobral Power.
Concentração no máximo e aí vamos para a final! O arranque até foi prometedor e renhido, mas logo o Pedro ganhou algum avanço, não muito, deixando o Renato sempre na cola. Chegados ao S, repete-se a cena da manga anterior. Pedro bate, o Renato não consegue evitar e bate-lhe tb. E agora começa a estória da prova: num acto de grande velocista o Renato arranca com o Carro debaixo do braço até à meta. Sim, isso mesmo, ele passa a meta em 1º e a correr! O speaker ainda se vê tentado a indica-lo como vencedor, mas a realidade era outra, o regulamento não autoriza e como tal, o 1º lugar vai, merecidamente para o Pedro Pacheco, numa excelente demonstração do fabuloso veículo que possui. Quanto à Sobral Power, fica o sorriso de ter na sua estória um maluco que passou a meta a correr e por isso mesmo tem direito a tempo de antena e rasgados elogios pelas suas características de atleta, já que de piloto…
Resta responder à pergunta inicial, sorte ou saber? Se virmos que nesta prova a probabilidade de passar de manga era de 50%, em vez dos 66,6% normais, quero pensar que é preciso saber ter sorte! As próximas provas dirão de sua justiça!
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