sábado, outubro 10, 2009

I Torneio de Futsal das aldeias da Freguesia de Ceira







Regulamento



































Titulo I

Disposições Gerais





Artigo 1.º



O regulamento do I Torneio de Futsal das aldeias da Freguesia de Ceira visa disciplinar o

funcionamento deste e as relações entre todos e os seus intervenientes.





Artigo 2.º



O regulamento aplica-se a todas as equipas inscritas no I Torneio de Futsal das aldeias da Freguesia de Ceira.



Artigo 3.º



As inscrições são condicionadas ao mínimo de 4 equipas e limitadas ao máximo de 16. Só podem existir duas equipas por aldeia.



Artigo 4.º



O regulamento pode ser revisto sempre que a organização considerar necessário,

comprometendo-se a informar todos os intervenientes.



Artigo 5.º



Os jogos têm a duração de 20 minutos por parte, sem períodos de compensação e intervalo de

5 minutos para troca de campo. O cronómetro pára sempre que se justificar.



Artigo 6.º



Os jogos realizar-se-ão no polidesportivo do C.P.T. de Sobral de Ceira .































Titulo II

Equipas





Capítulo I

Admissão













Artigo 7.º



1.Cada equipa poderá inscrever entre 8 a 12 jogadores.

2.Cada equipa dispõe da opção de inscrever um treinador e um delegado que terão de constar

na ficha de jogo.

3.Apenas têm direito de admissão ao recinto de jogo os elementos que constam na ficha de

jogo.

4.Cada equipa deverá facultar à organização do torneio cópia do Bilhete de Identidade de

todos os jogadores inscritos, assim como do respectivo treinador e delegado, até uma hora

antes do início do seu primeiro jogo.

5.Cada equipa poderá ter apenas dois elementos fora da aldeia, mas residentes na freguesia.

6.O sorteio será no dia 17 de Outubro de 2009 pelas 22h na sede do C.P.T. de Sobral de Ceira, sendo obrigatório a presença de um representante da equipa.





Artigo 8.º



Um jogador inscrito só pode participar no I Torneio de Futsal das aldeias da Freguesia de Ceira pela sua equipa, estando assim impedido de representar qualquer outra equipa.





Capítulo II

Inscrição



Artigo 9.º



A inscrição poderá ser feita através destes contactos: 913580938 / 919504025 sobralpower@gmail.com ou directamente com os organizadores até dia 15 de Outubro de 2009.















Título III

Direitos e Deveres das Equipas







Artigo 10.º



É obrigatório entregar a fotocópia do Bilhete d Identidade junto do secretariado até uma hora antes do seu primeiro jogo.



Artigo 11.º



1.Cada equipa poderá escolher as cores a utilizar no seu equipamento.

2.Caso se verifiquem semelhanças passíveis de criar confusão entre equipamentos de equipas

adversárias, a organização disponibiliza coletes a fim de possibilitar a perfeita distinção entre

as equipas.





Artigo 12.º



1.Cada equipa tem o direito de usufruir de um balneário.



2.É da inteira responsabilidade de cada equipa zelar pelos objectos de valor pessoal de cada elemento da mesma, estando a organização isenta de qualquer incidente.



3.São da inteira responsabilidade da equipa quaisquer danos que possam ocorrer durante a utilização dos balneários.





Título IV



Funcionamento do I Torneio de Futsal das aldeias da Freguesia de Ceira







Artigo 13.º

1.No caso de um jogo a eliminar que termine empatado no fim do período regulamentar:

a)Proceder-se-á ao desempate através de uma série de três grandes penalidades para cada

equipa.

b)Se ainda assim o empate subsistir proceder-se-á a séries de uma grande penalidade para

cada equipa, até que o empate seja desfeito.

2.Os desempates por pontapés da marca de grande penalidade não entram na contabilidade

para efeitos de melhor marcador.









Capítulo I

Modelo Competitivo







Artigo 14.º



O torneio desenrola-se em duas fases. A primeira é composta por séries de dois grupos com

quatro equipas cada, passando as duas melhores classificadas nos respectivos grupos á fase

seguinte. A segunda consiste em partidas de eliminação até aos jogos dos Quartos-de-Final,

Meias-Finais e Final.





Artigo 15.º



Na primeira fase a classificação é estabelecida de acordo com a pontuação obtida, de acordo

com o seguinte: Vitória-3; Empate-1; Derrota-0.









Artigo 16.º



No caso de igualdade na primeira fase serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

1º Confronto directo;

2º Diferença de Golos Marcados/ Sofridos;

3º Maior número de golos marcados;

4º Equipa mais disciplinada;

5º Equipa com menor média de idades;

Se o empate subsistir, cabe à organização decidir sobre o critério extraordinário a adoptar.





Artigo 17.º



As equipas deverão apresentar, através do delegado, do treinador ou do capitão de equipa, a lista de participação no jogo junto do secretariado, devidamente preenchida, num prazo nunca inferior a 10 minutos da hora de cada jogo.





Artigo 18.º





Após uma tolerância máxima de 10 minutos no primeiro jogo ou 5 minutos nos restantes, a equipa considera-se ausente e é marcada falta de comparência. Neste caso, o relógio da mesa será soberano, obtendo a equipa ausente uma derrota por três a zero.











Artigo 19.º



Não serão aceites adiamentos dos jogos pré-definidos.









Capítulo II

Leis de Jogo







Artigo 20.º

Em todos os jogos são aplicadas as Leis de Jogo aprovadas pela FIFA, aceites pela competente

Federação Portuguesa de Futebol.

No Final de cada Jogo, o capitão, o treinador ou o delegado de cada equipa assinam a Ficha de

Jogo.











Artigo 21.º



1.Qualquer caso disciplinar ocorrido no torneio constante na ficha de jogo, será analisado pela Organização, podendo o castigo ir de um jogo até á irradiação do evento.

2.A amostragem de um cartão amarelo não conta para efeitos de matéria disciplinar no jogo

seguinte (acumulação não considerada). Em caso de expulsão implica a exclusão do jogador

nesse jogo bem como, no mínimo, no seguinte, sendo o caso analisado pela Organização.





Artigo 22.º



Se um jogador castigado jogar algum dos jogos para o qual foi suspenso, a sua equipa perderá o(s) jogo(s) por três a zero.





Artigo 23.º



A Organização reserva-se no direito de não aceitar para futuros eventos equipas que possam

ameaçar o bom funcionamento dos torneios que gere.





Artigo 24.º





A Organização reserva o direito de irradiar equipas ou jogadores a qualquer momento, sempre que o seu comportamento na prova assim o justifique.





Artigo 25.º



Não há recursos para os castigos disciplinares aplicados.







Título VII

Disposições Finais





Artigo 33.º

A inscrição de uma equipa pressupõe que a mesma tem conhecimento deste regulamento,

aceita os seus termos e subordina-se á sua aplicação.



Artigo 34.º



Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos com toda a arbitrariedade pela

Organização.



A Organização.

4 comentários:

pinchabelho disse...

li o regulamento e não consta nada sobre a protecção individual que cada atleta deve ter, por isso deixo aqui a minha opinião:

penso que seria benéfico para este evento o uso de caneleiras, e esta informação poderia ser facultada no dia do sorteio ou colocada no blog.

a protecção dos atletas é fundamental.

abraco e bom torneio para toda a freguesia

Daniel disse...

Gostaria de saber qual o preço da inscrição por jogador??

Traste disse...

Se o torneio é regido pelas leis do Futsal, então o uso de caneleiras é obrigatório já que faz parte do equipamento dos jogadores e consta das leis de jogo.

Gostaria de deixar a sugestão à criação de um seguro... isso parece-me importante.

pinchabelho disse...

"Daniel disse...
Gostaria de saber qual o preço da inscrição por jogador??"


neste evento a inscrição é grátis!


"Traste disse...
Se o torneio é regido pelas leis do Futsal, então o uso de caneleiras é obrigatório já que faz parte do equipamento dos jogadores e consta das leis de jogo.

Gostaria de deixar a sugestão à criação de um seguro... isso parece-me importante."

Tens toda a razão em relação às caneleiras, eu só falei pq tenho ido a outros torneios em que no regulamento se diz uma coisa e na prática se faz outra.

bom torneio!